quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dúvidas sobre termos adequados em mídia.

Por Claudemir Alves

Estávamos nós integrantes da agência XeQue, assistindo a uma apresentação de TCC, do curso de comunicação social. Quando um aluno ao apresentar o plano de mídia referiu-se a TV por assinatura como “TV fechada”, logo depois do término da apresentação um homem, convidado pela instituição de ensino para participar da banca questionou ” por que? TV fecha. Pois se eu pago em dia minhas mensalidade ela se abre”, disse o homem com ar irônico.

Após o fato ficamos nos questionando sobre o ocorrido, mas logo esquecemos o assunto e tomamos aquilo como verdade. Estava eu lendo uma matéria sobre a cobertura do festival de publicidade Cannes Lions onde havia uma mensagem do diretor de criação da AlmapBBDO, Marcello Serpa que falava sobre a premiação do filme “Cachorro-Peixe criado para SpaceFox da Volkswagen na categoria automóveis:

"Me deixa muito orgulhoso o fato do Ouro e do Bronze para os filmes da Volkswagen terem sido conquistados com comerciais do nosso dia-a-dia, extensivamente veiculados na TV aberta e fechada - e não somente de madrugada. Eles representam a propaganda verdadeira do Brasil. Ou amadurecemos e nos dedicamos a trabalhos reais e maduros, ou estaremos condenados à obscuridade, pois o pensamento global está cada vez mais sofisticado. Em Cyber, por exemplo, a mídia evoluiu e o Brasil parou no uso de sacadinhas criativas e idéias limitadas nelas mesmas", avalia.

Não que eu queira questionar a palavra fechada, mas vejo o mundo acadêmico muito distante do dia-a-dia da atividade publicitária. Isso me entristece.